01/11/2018

Verona, a cidade de Romeu e Julieta


Já conferiu a primeira postagem sobre as cidades de Noale, Scorzè e Trebaseleghe? Hoje vou contar sobre o nosso segundo dia de aventura na Itália.

A cidade de Romeu e Julieta, essa é sem dúvida a primeira descrição que você irá ver ou ouvir sobre Verona. Porém, ela vai muito além dessa atração e possui uma arquitetura e uma beleza que encantam, além de uma história milenar.

No dia  21/09/17, saímos de Padova (onde estávamos hospedados) e pegamos um trem sentido Verona. Pagamos 7,10 euros por cada bilhete e paramos na praça da estação.

Logo que saímos da estação, já encontramos com uma belíssima igreja, a "Cuore Immacolato di Maria". Por sorte, ela estava aberta e conseguimos ver um pouco da beleza do seu interior.


(Cuore Immacolato di Maria)

Andando um pouco mais, paramos em uma lojinha para olhar alguns souvenires e encontramos a construção Porta Nuova, que dá nome a estação de trem que paramos.
(Porta Nuova)

Seguimos nossa caminhada sentido a atração Tomba di Giulietta. Esse é mais um local bacana para comprar souvenires da cidade. Pagamos 7 euros para entrar e esse valor também dá direito a uma visita na Casa de Julieta, que fica em outro ponto da cidade.
(Tomba de Giulietta)

Encontramos com uma exposição muito bonita de afrescos e algumas estátuas. Elas fazem parte do Museo degli Affreschi 'G.B. Cavalcaselle', que fica no mesmo prédio. Nele, podemos ver muitas obras que foram recuperadas de castelos e outras construções da cidade. Inclusive, os afrescos continuam sendo uma das características de Verona, por ainda estarem presentes em vários locais.

O prédio também possui um jardim e uma tumba, que simbolizam o local onde Julieta teria sido enterrada na história narrada por Shakespeare.
(Jardim Tomba de Giulietta)

O entorno da tumba também é muito bonito, inclusive, na entrada encontramos um monumento representando o casal Liang Shambo e Zhu Yingtay, conhecidos como o Romeu e Julieta do Oriente.
(Liang Shambo e Zhu Yingtay e entrada da Tomba de Giulietta)

Saindo desse atração, decidimos almoçar no Orlandi Caffè. Além de ser um estabelecimento muito arrumadinho e agradável, a beleza da cidade nesse ponto me deixou apaixonada. Sentamos nas mesinhas externas, experimentei uma lasagna al ragu e fiquei admirando parte dos muros que cortam a cidade.
(Vista de parte dos muros da cidade, das mesas do Orlandi Caffè)
(Portal no muro, cadeiras Orlandi Caffè, pratos tagliatelle alla bolognese e lasagna al ragu)

Após a refeição, continuamos nossa caminhada e chegamos a Piazza Brà, um ponto muito interessante da cidade, onde ficam concentradas várias atrações bem próximas. Nela, se encontra a Arena di Verona, que é bem parecido com o Coliseu de Roma, porém menor.

Pagamos 10 euros para entrar no monumento e a vista lá de cima é muito bonita! Inclusive, acontecem eventos na arena em datas especiais, por isso vale ficar de olho nessa oportunidade.
(Arena di Verona)
(Piazza Brà vista da Arena di Verona)
(Piazza Brà vista da Arena di Verona)

Da praça, também temos visão para o Portonni della Brà, que consiste em dois arcos com um relógio no meio, anexado aos muros da cidade. Entretanto, não para por aí, a praça também possui chafarizes, monumentos, prédios importantes para a cidade, muitos restaurantes... É bem completa!
(Chafariz Piazza Brà)
(Monumento na Piazza Brà e Portonni della Brà ao fundo)

Achei bacana ressaltar também que vimos bastante carros e homens do exército nas ruas, não só em Verona, mas, olhando as fotos me lembrei que havia feito esse registro.
(Portonni della Brà)

Saímos da praça, seguindo à direita próxima ao Portonni della Brà, e paramos para tomar um gelato na Gelateria Savoia. Depois dessa parada, fomos para o Castelvecchio, um castelo com data de fundação de 1354, que possui um jardim muito aconchegante e um museu em seu interior. Não conferimos o museu, mas ao lado visitamos a Ponte Scaligero, também conhecida como Ponte Castelvecchio. Uma construção lindíssima que traz uma bela vista do Rio Ádige.
(Jardim Castelvecchio)
(Gelateria Savoia e Ponte Castelvecchio/ Scaligero)
(Ponte Scaligero ou Ponte Castelvecchio)

Saindo dali, seguimos pelas ruas de Verona até chegar a Piazza delle Erbe. Ela possui muitas atrações e monumentos como Colonna di San Marco e a fonte Madonna Verona, mas é um ponto de feirantes e no momento que passamos estava muito cheia.

À direita da praça, entramos no Arco della Costa, passamos pela Piazza dei Signori e chegamos a uma área que também estava muito cheia, principalmente por excursões escolares. Nesse ponto, nos deparamos com os túmulos Arche Scaligere (uma importante família de Verona) e com a Chiesa di Santa Maria Antica.

Muito próximo dali, fica a construção que é considerada a Casa di Romeo, mas não é permitida a visita. Por isso, seguimos viagem sentido a Casa di Giulietta. Esse também é um ponto turístico muito visitado, todos querem tirar uma foto com a estátua e colocar o nome do seu amor em um espacinho da concorrida parede da entrada. Inclusive, existe uma tradição de que quem tocar no seio esquerdo da estátua encontrará o amor eterno, por isso parte da escultura está até mais clara e desgastada.
(Entrada da Casa di Giulietta e sua estátua)
(Fotos da sacada)
(Porta de cadeados deixados pelos turistas)

Continuamos nossa caminhada e passamos pela rua da Chiesa di San Pietro Martire, até chegar a Piazza Duomo, onde se encontra o Duomo di Verona. Nesse ponto, paramos para lanchar no Caffè e Parole e comemos um polpette di carne.
(Duomo di Verona e polpette di carne)

Exaustos, começamos a caminhar de volta para a estação para voltarmos para Padova e nos prepararmos para o próximo dia!

Como vocês puderam ver, Verona é uma cidade lindíssima e cheia de história. Hoje, grande parte do seu turismo se concentra na história de Romeu e Julieta, mas vale a pena conhecer outras atrações e vê-las mais a fundo. Não fomos em outros museus e igrejas por termos separado apenas 1 dia da viagem para a cidade, mas acredito que 2 dias seja o ideal para conhecê-la melhor e com mais calma!

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais de Verona e de acompanhar nosso segundo dia de viagem. Até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...