20/09/2012

A Evolução do Vestuário

Depois que entrei na faculdade, comecei a me interessar cada vez mais pelas épocas históricas e pela evolução do vestuário. Como já li vários textos sobre o assunto e por pensar que muitos de vocês podem achar essas transformações interessantes, resolvi fazer um post resumido sobre toda essa história. Espero que vocês gostem!


Pré-História


Nesse período, o homem tinha como principal preocupação a proteção do corpo. As roupas eram feitas basicamente de peles de animais, mas eles já caprichavam em acessórios feitos de conchas, ossos e pedras. Os homens se vestiam de forma diferente das crianças e mulheres por exercerem atividades mais pesadas, como a caça e a proteção dos grupos. Para fabricar as peças, eles raspavam o couro de um animal abatido, eram curtidos em sais de argila e depois costuradas com pelos longos ou com nervos de algum animal disponível na região que habitavam.



Egito Antigo


Nessa época, a atenção era voltada para o estilo irreverente de Cleópatra. Sempre sedutora, a rainha abusava dos decotes, brilho, transparências e acessórios, principalmente cheios de metais e pedras preciosas. A maquiagem era outro ponto bem marcante, dando destaque principalmente aos olhos. Porém, vale lembrar que não eram todos que usufruíam desse luxo. As roupas eram separadas por classe social, e os escravos andavam praticamente sem roupa e com a cabeça raspada devidos infestações de piolho. Para disfarçar a careca, eles utilizavam perucas ou adornos na cabeça.



Grécia Antiga
 
Pregas, drapeados e muita leveza. As roupas de ambos os sexos consistiam em um grande retângulo modelado no corpo da própria pessoa. Eles nunca utilizavam costuras para modelar suas roupas, mas sim acessórios e amarrações, o que garantia o efeito de fluidez das peças.
Ao contrário do que costumamos pensar, os tecidos eram brancos apenas no início, mas depois de algum tempo, ganharam grande variedade de estampas e cores. 




Império Romano


As moças de famílias muito ricas se vestiam geralmente com túnicas de tecidos nobres e leves que iam até os tornozelos. As vezes essas peças também recebiam o acompanhamento de franjas, lenços e acessórios de cabeça. Sou a única que acha tudo isso muito anos 20?
Já os homens, tinham o vestuário extremamente influenciado pelos gregos, e o que mais conhecemos são seus trajes de  guerreiros, muito usados hoje em dia como inspiração em diversas áreas.


Semana que vem o post continuará com outras 4 épocas. Decidi dividir para não deixar muito texto em um único post.

Beiiijos :*

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Você faz faculdade de moda? muito legal

    bjos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava a indumentaria na época da grécia antiga!
    tudo tão lindo
    Já está paricipando do concurso pra ganhar uma case pra notebook da Pylones?
    Não precisa seguir ninguém.. basta enviar uma foto inspiradora pra concorrer
    kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com certeza uma das épocas mais lindas.
      Vou conferir agora Gih.

      Beijo

      Excluir
  3. Parabéns pelo capricho dessa postagem Larissa,muito interessante =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...