10/08/2012

História da Fotografia - Parte 4

Como já havia falado para vocês, esse será o último post sobre a História da Fotografia, e será mais voltado para o universo da moda.

Quem perdeu as outras três partes é só conferir aqui: Parte 1, Parte 2, Parte 3.

Foto de Moda

Adolph de Meyer é considerado um dos primeiros fotógrafos de moda. Ele fotografou dançarinos russos por um tempo, mas sua fama veio da participação em revistas, como Vogue e Vanity Fair, onde começou a dar forma ao que conhecemos hoje como editoriais de moda. Ele conseguiu fazer da fotografia uma aliada da moda.

Quando as revistas viram o valor que a fotografia podia ter, elas começaram a investir nesse campo. Através disso, surgiram as fotos com cenários, histórias e temas. As imagens começaram a ir muito além do visual.

Vale lembrar que a interpretação das fotos é muito pessoal e eu irei apenas mostrar um dos significados que elas podem ter.

Os animais começaram a ajudar na transmissão das ideias dos fotógrafos. Esse exemplo mostra a sofisticação e leveza das mulheres, reforçadas pela figura de um animal considerado nobre.

A primeira foto mostra uma relação de superioridade feminina. Nessa época, as mulheres já tinham tomado novas posições na sociedade. E as modelos, através das suas poses, mostram como elas estavam confortáveis com essa mudança.

A segunda foto tem um sentido parecido. Ela dá ênfase nas regras que deveriam ser seguidas pelas mulheres e mostra uma certa libertação, tirando as roupas que eram tão apertadas e que as sufocavam.

Preciso falar que sou apaixonada por essas duas fotos. Não há nada mais sofisticado do que uma bela mulher em Paris, o que foi retratado na imagem da esquerda. E vale lembrar que ela cria algumas dúvidas, como: Quem é aquele homem ao fundo? Ela estaria indo atrás dele?

Essa segunda foto mostra um contraste entre a delicadeza feminina e a força desses animais. Os elefantes, mesmo sendo muito mais fortes, ainda mostram respeito pela mulher.

Essa imagem busca mostrar, por sua vez, a capacidade das mulheres de enxergar muito além dos homens. Enquanto ela está apenas com os olhos à mostra, eles aparecem com binóculos. Essa imagem é linda, não é?

Hoje nós podemos ver de forma mais clara as mensagens que foram incorporadas à fotografia. Alguns significados talvez nem sejam entendidos de forma ampla, mas ficam no nosso subconsciente.

As revistas se tornaram escravas da fotografia. Os editoriais e a qualidade do material divulgado por elas fazem com que nós tenhamos maior interesse em seus conteúdos, seja para a futura compra de um produto ou o simples consumo de informação.

Atualmente, seria possível para o mercado da moda viver sem os recursos da fotografia?

Então termina por aqui... Espero que vocês tenham gostado da sequência de posts.

Beiiijos :*

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Valeu pelo post, super interessante!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga Lindo o cavalo na foto!
    kkkk... o post está muito interessante!
    Beijos saudades ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tinha que olhar o cavalo né...
      Hahahahha saudades minha linda!

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...