Como já havia falado para vocês, esse será o último post sobre a História da Fotografia, e será mais voltado para o universo da moda.
Foto de Moda
Adolph de Meyer é considerado um dos primeiros fotógrafos de moda. Ele fotografou dançarinos russos por um tempo, mas sua fama veio da participação em revistas, como Vogue e Vanity Fair, onde começou a dar forma ao que conhecemos hoje como editoriais de moda. Ele conseguiu fazer da fotografia uma aliada da moda.
Quando as revistas viram o valor que a fotografia podia ter, elas começaram a investir nesse campo. Através disso, surgiram as fotos com cenários, histórias e temas. As imagens começaram a ir muito além do visual.
Vale lembrar que a interpretação das fotos é muito pessoal e eu irei apenas mostrar um dos significados que elas podem ter.
Os animais começaram a ajudar na transmissão das ideias dos fotógrafos. Esse exemplo mostra a sofisticação e leveza das mulheres, reforçadas pela figura de um animal considerado nobre.
A primeira foto mostra uma relação de superioridade feminina. Nessa época, as mulheres já tinham tomado novas posições na sociedade. E as modelos, através das suas poses, mostram como elas estavam confortáveis com essa mudança.
A segunda foto tem um sentido parecido. Ela dá ênfase nas regras que deveriam ser seguidas pelas mulheres e mostra uma certa libertação, tirando as roupas que eram tão apertadas e que as sufocavam.
Preciso falar que sou apaixonada por essas duas fotos. Não há nada mais sofisticado do que uma bela mulher em Paris, o que foi retratado na imagem da esquerda. E vale lembrar que ela cria algumas dúvidas, como: Quem é aquele homem ao fundo? Ela estaria indo atrás dele?
Essa segunda foto mostra um contraste entre a delicadeza feminina e a força desses animais. Os elefantes, mesmo sendo muito mais fortes, ainda mostram respeito pela mulher.
Essa imagem busca mostrar, por sua vez, a capacidade das mulheres de enxergar muito além dos homens. Enquanto ela está apenas com os olhos à mostra, eles aparecem com binóculos. Essa imagem é linda, não é?
Hoje nós podemos ver de forma mais clara as mensagens que foram incorporadas à fotografia. Alguns significados talvez nem sejam entendidos de forma ampla, mas ficam no nosso subconsciente.
As revistas se tornaram escravas da fotografia. Os editoriais e a qualidade do material divulgado por elas fazem com que nós tenhamos maior interesse em seus conteúdos, seja para a futura compra de um produto ou o simples consumo de informação.
Atualmente, seria possível para o mercado da moda viver sem os recursos da fotografia?
Então termina por aqui... Espero que vocês tenham gostado da sequência de posts.
Beiiijos :*
Valeu pelo post, super interessante!!
ResponderExcluirObrigada Daiana!
ExcluirBeijos
Amiga Lindo o cavalo na foto!
ResponderExcluirkkkk... o post está muito interessante!
Beijos saudades ;*
Você tinha que olhar o cavalo né...
ExcluirHahahahha saudades minha linda!
Beijos